quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Paços de Ferreira: PFR Invest apoia projectos inovadores de alunos do secundário

A PFR Invest está a apoiar projectos de alunos da Escola Secundária de Paços de Ferreira, incentivando assim o desenvolvimento de ideias nas áreas das novas tecnologias.  Um dos principais objectivos da Empresa Municipal passa pelo desenvolvimento da inovação e da criatividade no concelho, objectivo consubstanciado com a criação de uma Cidade Tecnológica, propiciando a instalação dentro da cidade de um cluster de actividades geradoras e valorizadoras de conhecimento.

Neste sentido, e sem esquecer a responsabilidade social que lhe está associada, a PFR Invest aceitou o desafio de colaborar com alunos de uma turma do 12º ano da Escola Secundária de Paços de Ferreira que, na disciplina de Área de Projecto, estão a desenvolver projectos de robótica, domótica, uma cidade ecológica e algumas páginas de Internet.

A empresa municipal contribui com vários meios necessários à concretização material dos projectos, sem os quais os esboços dificilmente sairiam do papel: Kits robots, ferramentas várias, pista para robot, servidor, materiais para maquetas, tintas, fios eléctricos, entre muitos outros. Para o final do ano lectivo, está prevista uma apresentação pública dos projectos, também da responsabilidade da PFR Invest e do município.

Alguns dos projectos que a PFR Invest está a apoiar:
Cidade Ecológica
Um grupo de alunos está a construir a maqueta de uma cidade ecológica, demonstrando um funcionamento energético 100% ecológico. Em paralelo, estão a desenvolver um blogue (cidade-ecologica.blogspot.com) sobre o tema, a realizar um inquérito para apurar o nível de ecologia do concelho, e a desenvolver uma campanha de sensibilização que passa pela distribuição de equipamentos economizadores e pela elaboração de um panfleto com dicas para poupar recursos naturais. O grupo está ainda a promover a substituição das lâmpadas incandescentes dos semáforos por led's, com o apoio da autarquia de Paços de Ferreira. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Apresentação

Bem-vindos ao projecto cidade ecológica!

Dirigimo-nos de Paços de Ferreira para todo o mundo e arredores.

Temos como missão, tornar a cidade de Paços de Ferreira numa cidade mais ecológica. Esperamos a colaboração da Câmara Municipal de Paços de Ferreira para a nossa missão, pois pretendemos sensibilizar o Homem, para uma vida mais pura.

Ideia esta projectada pelos alunos: António Carneiro, Firmino Leal, João Pacheco e Mara Ribeiro, da turma C, do 12ºano do curso de ciências e tecnologias da Escola Secundária de Paços de Ferreira.

Como projectos futuros teremos uma maqueta de uma cidade ecológica, reduzir os custos a nível energético e toda a informação sobre a ecologia.