quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dicas para poupar energia eléctrica

1.        Um recuperador de calor é três vezes mais eficiente do que uma lareira aberta.
2.        Crie o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo.
3.        Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo e/ou lâmpadas fluorescentes – estas últimas duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia.
4.        Desligue todos os botões de standby dos electrodomésticos – mesmo não estando a ser utilizados, se a luz de standby estiver acesa continuam a consumir energia e a aumentar a factura da electricidade.
5.        Na aquisição de qualquer electrodoméstico, escolha sempre os modelos com a maior eficiência energética – o investimento inicial pode ser maior, mas as poupanças futuras serão de longo prazo.
6.        Depois de carregar o telemóvel, MP3 ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores nas tomadas, isto porque continuarão a gastar energia.
7.        Certifique-se que todas as janelas e portas de casa estão bem isoladas – cerca de 30% do calor/frio entra em casa pelas janelas, ou seja, também pode sair, o que significa que gastará mais energia a aquecer ou a refrescar a casa.
8.        Tape as janelas ou portas com frestas muito largas com almofadas compridas e estreitas, específicas para o efeito.
9.        No Verão, mantenha as cortinas e estores corridos para não deixar entrar o calor e no Inverno faça o contrário, para que o sol aqueça a casa.
10.     Torne o autoclismo mais eficiente em termos energéticos ao descarregar menos vezes, colocando uma garrafa de água cheia no depósito ou através da instalação de autoclismos duplos ou equipados com um botão de controlo.
11.     Ponha as máquinas de lavar roupa e de lavar loiça a funcionar apenas quando estiverem cheias.
12.     Adira à tarifa bi-horária, programe as máquinas para trabalharem exclusivamente de noite e veja a sua conta de electricidade a diminuir.
13.     Evite a acumulação de gelo no congelador ou arcas frigoríficas, para manter uma eficiência energética eficiente.
14.     Quando passar a ferro, passe a maior quantidade de roupa possível, aproveitando o facto da tábua e do ferro já se encontrarem quentes, e evitando o consumo excessivo de energia que ligar e desligar um ferro inúmeras vezes requer.
15.     Desligue as bocas do fogão ou o forno alguns minutos antes do tempo previsto. O calor acumulado acabará de cozinhar os alimentos na perfeição, enquanto poupa energia.
16.     Se possível, opte por janelas com vidros duplos e uma caixilharia em madeira. Se preferir uma caixilharia em alumínio tradicional, dê preferência aos modelos de corte térmico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apresentação

Bem-vindos ao projecto cidade ecológica!

Dirigimo-nos de Paços de Ferreira para todo o mundo e arredores.

Temos como missão, tornar a cidade de Paços de Ferreira numa cidade mais ecológica. Esperamos a colaboração da Câmara Municipal de Paços de Ferreira para a nossa missão, pois pretendemos sensibilizar o Homem, para uma vida mais pura.

Ideia esta projectada pelos alunos: António Carneiro, Firmino Leal, João Pacheco e Mara Ribeiro, da turma C, do 12ºano do curso de ciências e tecnologias da Escola Secundária de Paços de Ferreira.

Como projectos futuros teremos uma maqueta de uma cidade ecológica, reduzir os custos a nível energético e toda a informação sobre a ecologia.